domingo, 24 de fevereiro de 2008

Dá tempo de refletir até 2014?


O craque brasileiro: Produto Exportação


Sem dúvida. O Brasil é o país do futebol!
O Brasil do verde, do amarelo, do azul e do branco...assim como o Brasil do negro, do mulato...
O Brasil de todas as raças, de garotos que, além de garotos, são marotos. Com a bola nos pés, são os melhores!
O orgulho nacional, futebol pentacampeão mundial! Futebol de estrelas, que nascem e aqui crescem, para quando começarem a brilhar com total intensidade, infelizmente, brilharem em outros campos, em outras terras, as quais podem pagar pelo show de “luzes”, dribles, gingas, habilidade, técnica e jogadas tipicamente marotas do futebol mais alegre do mundo. E nós aqui, brasileiros, apaixonados pela nossa maior arte – arte esta que nação nenhuma no mundo é capaz de representar melhor – nos deparamos freqüentemente com o momento de dizer adeus.
Temos que conviver com o fato de vivermos em um país carente de luz própria, de ídolos, além de outras coisas mais. O que não vem ao caso agora. Somos o povo da alegria, da diversidade, da paixão, da emoção de ser brasileiro e mesmo assim vemos as nossas estrelas despertarem seu brilho bem ao longe, e ainda nos orgulhamos disso. Pois achamos que assim o nosso nome, bem como a nossa bandeira, estará sendo ostentado pelo mundo afora.
E quanto a nós? Por que não temos nossos dias de glória em território nacional? Por que nossos craques não são o que são por um aspecto simplesmente cultural?
Não! Não são os mestres da nossa maior arte por simples aptidão para tal, por um dom divino e conhecimento daquilo que representam, os nossos craques são o que são, justamente porque se não forem Ronaldinhos ou Pelés, provavelmente serão mais alguns Josés Ninguém. Sem estudos, sem cultura, sem saúde, sem conforto, sem paz de espírito, sem direitos, sem trabalho, sem futuro.....e portanto.....sem esperança!
E são essas adversidades que os nossos craques, através da ginga, da habilidade e com muita força, driblam até chegarem aos holofotes da evidência, para transformarem sua luta e seus sofrimentos cotidianos em arte. Com capacidade de encantar milhões e milhões de amantes do esporte mais apaixonante do planeta que é a maior paixão do brasileiro! E por conseqüência também nos proporcionarem o “gostinho amargo” de vê-los rumando em direção aos aeroportos com suas bagagens e pés mágicos, deixando o Brasil mais pobre e carente.....para lá tornarem-se mais algumas ferramentas do maior show do planeta. O Showbusiness!

Nenhum comentário: